Pesquisa diz que varejo de supermercados continua impulsionando a economia brasileira

Pesquisa diz que varejo de supermercados continua impulsionando a economia brasileira

O estudo da estrutura de varejo, conduzido pela Nielsen, mostra a importância dos supermercados na criação de empregos no país.

O ano de 2018 representou uma receita do mercado de varejo quase 1% maior em relação a 2017, de acordo com o estudo Retail Structure, realizado pela Nielsen. No total, a receita da indústria atingiu R $ 355,7 bilhões, comparada a R $ 353,2 bilhões no ano anterior. O resultado em 2018 é equivalente a 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Segundo a pesquisa, no ano passado, reforçou o título de supermercado de grande criador de empregos e um dos maiores empregadores do país, já que o setor possuía uma força de trabalho profissional de 1.853.122 funcionários, 1,7% a mais que no ano anterior.

Além disso, o índice alcançado em 2018 é o maior desde 2016, ano em que o setor supermercadista começou a ter resultados positivos em relação à criação de empregos. Além disso, no ano passado, os supermercados registraram um crescimento de 1,2% na área de vendas, atingindo 22,2 milhões de metros quadrados (236.806 pés quadrados).

Expansão de novos modelos de lojas.

Embora modesto, o número de lojas cresceu apenas 0,3% em 2018, atingindo 89.673 unidades no Brasil, sem contar o formato “dinheiro e transporte”, que é um dos formatos que mais cresce. Outro dado coletado pela pesquisa é o aumento do número de caixas em operação nas lojas de supermercados.

Curiosamente, o estudo anterior ao ano de 2018 mostrou que esse indicador diminuiu, principalmente devido a pequenas lojas e tecnologia, cada vez mais presente nas operações.

Maior participação nas receitas.

Segundo o estudo, até o final de 2018, o setor possuía 227.634 caixas registradoras, um aumento de 1,8% em relação ao ano anterior. Mesmo de acordo com os dados coletados pela Nielsen, das quase 90 mil lojas que operam no país, cerca de 39 mil são supermercados com dois ou mais equipamentos de pagamento.

Esse grupo possui participação relevante nas receitas do setor, pois representa 92,9% das receitas registradas em 2018. As lojas de conveniência e supermercados, por outro lado, que geralmente têm apenas um pagamento, são responsáveis ​​por 7,1% da receita do setor de varejo.

A Gondolas MG é uma empresa jovem, que nasce com mais de 20 anos de experiência de seus fundadores e colaboradores, comercializando caixas plásticas para supermercados e outros produtos para sua rede de supermercado. Entre em contato conosco e faça já seu orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *